R. Cel. Fernando Prestes, 350, Sl. 142 - Santo André - SP

Dor no couro cabeludo? Descubra o que pode ser

Dor no couro cabeludo? Descubra o que pode ser

Já sentiu aquela sensibilidade ou até mesmo dor no couro cabeludo no seu dia a dia, ao prender o cabelo ou ao passar as mãos nos fios? Saiba que, em alguns casos, isso indica que o couro cabeludo não está saudável.

O nome para isso é Tricodinia, termo científico que indica uma inflamação no couro cabeludo que, em situações mais graves, pode causar queda de cabelo aguda e até calvície.

Para saber mais sobre esse assunto e conhecer as principais causas da dor no couro cabeludo, continue a leitura deste artigo!

Conheça as possíveis causas das dores no couro cabeludo

Diversas causas podem estar associadas à Tricodinia. Confira abaixo as principais possibilidades:

– Oleosidade
A oleosidade é um ponto de alerta, já que ela pode causar dermatite seborreica, que leva à descamação. Além disso, essa condição colabora para a proliferação de fungos e bactérias, que causam placas, coceiras e feridas, deixando a região bem sensível e dolorida.

– Procedimentos químicos
Alguns produtos químicos são tão agressivos que podem desencadear inflamação capilar e queimaduras, gerar a queda do cabelo e/ou agravar alguma doença, por mínima que seja. O uso constante desses itens, em alguns casos, torna o couro cabeludo mais sensível e, consequentemente, causa dor.

– Tração
A dor no couro cabeludo pode estar diretamente associada ao fato do cabelo ficar preso por muito tempo e muito apertados. Este é o caso de penteados como as tranças e o rabo de cavalo. Além disso, o uso excessivo de presilhas, elásticos, chapéu, boné e capacete também podem ocasionar a dor.

– Queimadura do sol
Pode ocorrer quando a pessoa se expõe ao sol por muito tempo (por exemplo, na praia). Pessoas calvas ou que têm cabelos muito finos tendem a sofrer ainda mais com essa exposição.

– Uso de secadores
O uso frequente de secadores, pranchas, babyliss, escovas alisadoras e outros itens semelhantes a esses geram a “queima” dos fios e do couro cabeludo, provocando a sensibilidade do local.

– Dermatite seborreica
Também conhecida como caspa, esse é o resultado da descamação do couro cabeludo causada por uma inflamação na pele que está acompanhada de coceira intensa, vermelhidão e pontos brancos na extensão dos fios, além de incômodo e dor.

– Queda de cabelo
A queda de cabelo pode ocasionar dor no cabeludo, pois deixa a área mais sensível, já que a perda dos fios deixa a região mais exposta e menos protegida.

Saiba como prevenir a dor no couro cabeludo

Diversas ações podem ser adotadas a fim de proteger o couro cabeludo e evitar as dores. Veja algumas:

  • Proteja o couro cabeludo do sol, com boné e chapéus;
  • Dê preferência para os penteados mais frouxos;
  • Mantenha a higiene do couro cabeludo, especialmente usando shampoos sem sal;
  • Maneire no uso de secadores, chapinhas ou babyliss;
  • Não use o secador próximo à raiz dos cabelos;
  • Evite tomar banho com a temperatura da água muito elevada.
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Clínica Oásis www.oasisclinicasp.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×